Blog

Acompanhe as novidades.



Você sabe qual é a vocação do seu filho?

  • 10 de outubro de 2017
  • Publicado por luci

Segundo Luci Cadossa, as preferências de carreiras de jovens e adultos podem ser identificadas com avaliação de inteligências.

 “O trabalho dos sonhos existe, sim! Tem muita gente que faz o que mais ama, o que mais gosta e ainda é paga por isso. O trabalho dos sonhos é aquele em que você vai fazer o que mais gosta na vida”, conta a master coach Luci Cadossa, especialista em liderança, desenvolvimento de times e analista comportamental. Se você não vive essa realidade, é possível que tenha escolhido a profissão errada, ou, no mínimo, precisa desenvolver habilidades necessárias. Mas, de acordo com Luci, com uma avaliação, ela consegue identificar a preferência de um jovem, por exemplo, que não consegue visualizar qual carreira seguir. “É muito comum ouvir de um adolescente ‘eu não sei o que quero ser’, porque realmente é muito difícil saber quais são as suas habilidades. Tem gente que nasce com uma tendência muito clara, mas a maioria, não. Para que essas pessoas tenham satisfação, elas precisam fazer algo que dominam”, diz Luci. A seguir, ela explica melhor, confira a entrevista!

O que é avaliação de inteligências?

É a descoberta do modelo de capacidade individual. Cada um faz melhor que os demais certas coisas. Inteligência não é só tirar uma nota boa numa prova por ter estudado, prestado atenção na aula ou por dominar o assunto. O conhecimento é o conteúdo, enquanto a inteligência é como se usa o conteúdo. A avaliação de Múltiplas Inteligências (AMI) identifica que tipo de inteligência a pessoa tem, respondendo à pergunta “Como sou inteligente?”.

Como é feita essa avaliação e quanto tempo leva?

A AMI se dá com a análise personalizada das preferências e aptidões, começando com um teste on-line, resultando numa orientação vocacional ou de carreira. Um processo de coaching chega a durar até três meses; esse trabalho requer apenas duas semanas.

Quais são as dificuldades que os jovens enfrentam na hora de escolher uma profissão e como essa avaliação pode ajudar?

O conhecimento insuficiente de si mesmo e das profissões. Isso resulta em jovens abandonarem cursos superiores ou obterem seus diplomas e não atuarem. Desde o nascimento, as pessoas são avaliadas com o objetivo de saber algo que melhore a vida. Com alguns dias de vida, bebês fazem o teste do pezinho e vários outros depois, e completando 14 anos, quando se inicia a necessidade de pensar em escolhas, cada um pode se ajudar a evoluir com a AMI, que chega a ser uma “foto da alma”, uma afirmação do espelho real do comportamento, da forma de lidar com as situações, de saber como você funciona.

Esse trabalho é feito apenas para jovens?

Não, qualquer pessoa a partir de 14 anos pode fazer essa avaliação.

Existe o trabalho dos sonhos?

Sim. O trabalho dos sonhos é aquele em que a pessoa faz o que nasceu para fazer, com prazer, habilidade, domínio, tendo assim reconhecimento e retorno financeiro. Por exemplo, um arquiteto se realiza porque ele concilia sua inteligência visual para criar o que está em sua mente com a cinestesia que lhe dá habilidade manual e interpessoal para compreender o desejo das pessoas. Um ator talentoso tem domínio de linguística para leitura, memorização de textos e descontração na fala, cinestesia para conexão entre mente e corpo no desempenho de diversos personagens, intrapessoal para concentração e interpessoal para conexão com o público.

Como é feita a integração do perfil da pessoa com a carreira?

Mesclamos o resultado da avaliação AMI com o perfil profissional de diversas carreiras usando uma metodologia própria, embasada em formações profissionais sobre comportamento humano e experiência em trabalho com consultoria para empresas há mais de 25 anos.

Saiba quais são as 8 inteligências

 

Cerebro1. Linguística

Tem facilidade com leitura, fala e discurso

2. Matemática

Tem raciocínio lógico e lida bem com números

3. Cinestesia corporal

Habilidade de se mexer, gosta de exercícios e tem habilidades manuais

4. Musical

Não só gosta de ouvir música, mas também tem ouvido muito apurado, entende a harmonia das coisas

5. Interpessoal

Consegue se relacionar bem com outras pessoas, tem facilidade de fazer amizades

6. Intrapessoal

Habilidade sobre ela mesma, conhece seus sentimentos, tem foco e calma

7. Naturalista

Habilidade de observar e classificar. É organizada e consegue ver tudo em detalhes

8. Visão Espacial

Vê tudo em 3D, tem facilidade de organizar ambientes